quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um ano do desmoronamento da igreja São Benedito.

Há um ano - dia 24 de fevereiro de 2009 - ia ao chão a centenária igrejinha São Benedito, antiga matriz de Cravinhos construída em 1.888. A notícia teve repercussão nacional, a conclusão a que chegaram foi que houve um impasse entre diocese e prefeitura para reformá-la, não chegaram a um consenso sobre quem a reformaria e ela desmoronou.
Chamamos isso de descaso como o patrimônio histórico. Seja lá quem foi o culpado, um povo que perde suas referências sentimentais não mosta bom sinal de cultura. O pior de tudo isso é que a promessa de reconstrução ainda não foi cumprimda, basta passar por lá e verificar.
Sejamos sinceros - preservação do patrimônio histórico não é prioridade. Talvez o grosso do eleitorado não liga com os patrimônios históricos. Isso vem mostrar o atraso da média geral do brasilero quando o assunto se refere à cultura, à preservação de patrimônios histórico e naturais; em síntese, a cidadania não está completa, visto que falta o estudo que dá a compreensão necessária para se entender melhor nossos legados do passado.
Uma parte da história de Cravinhos está descaracterizada e ao que tudo indica, não há uma preocupação imediata em reparar os danos do abandono.
Leia mais sobre o assunto:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...