terça-feira, 17 de julho de 2012

Australian Meat Pie, a famosa torta de carne da Austrália e Nova Zelândia.

A "meat pie", ou "torta de carne", é considerada um ícone da Austrália e da Nova Zelândia.
A história da torta de carne é um pouco oculta, com muitos países reivindicando sua criação. Acredita-se que as primeiras tortas de carne tenham sido feitas na Grécia Antiga. Eram as chamadas "Artocreas", uma simples massa, na qual se colocava carne cozida.
Os antigos romanos deram um passo adiante, com uma massa inferior e outra superior.
Os franceses acreditam que a torta é o seu bolinho recheado, um prato quase exclusivo à nobreza.
As tortas de carne faziam parte da cozinha inglesa desde os tempos medievais, quando a massa moldada era recheada de carne cozida. Houve também uma torta de peixe preparada na Inglaterra para a Quaresma.
Quase todos os países do mundo tem a sua própria versão da "torta de carne". No Brasil tem Empadas, em Chipre tem Bourekias e na Polônia tem Pierogis.
As primeiras tortas eram preparadas com uma mistura de farinha e água. No entanto, a massa nem sempre era destinada a comer, mas simplesmente um recipiente para molhos e demais alimentos. Mais tarde, o óleo foi adicionado à mistura, para torná-la mais macia, flexível e melhorar seu sabor.
Os primeiros colonizadores levaram a torta para a Austrália, que imediatamente ganhou popularidade devido à sua base e ingredientes.
A massa recheada com carne e molho estava disponível em Sydney em meados da década de 1800, muitas vezes vendida como um pequeno lanche em restaurante em hotéis.
Nos anos seguintes, as tortas começaram a ser vendidas em carrinhos parados perto de locais de entretenimento ou onde havia grandes grupos reunidos. Uma visão comum nas ruas de Sydney e Melbourne, era um homem vendendo tortas quentes em uma grande caixa de lata, mantida aquecida em um fogão de carvão de pequeno porte.
As tortas produzidas em massa começaram a fazer aparição na década de 1960, atualmente uma marca popular produz cerca de 50.000 tortas por hora. Os australianos consomem mais de 500.000.000 de tortas a cada ano, uma media de 12 por habitante. Na Nova Zelândia o consumo anual e de 15 tortas por habitante.
Uma torta de carne da Austrália ou da Nova Zelândia tem o tamanho de uma mão e muitas vezes consumida como um lanche ou como comida para levar. A carne bovina é ainda o sabor mais popular, embora haja crescente demanda por mais sabores, como as de legumes e de queijo. As tortas vegetarianas podem ainda conter proteína de soja e cogumelos.
Uma torta de carne típica australiana tem massa grossa no fundo e fina na tampa, recheio de carne bovina, macia e picada, cozida e preparada com molho. Depois de assada acrescenta-se molho de tomate por cima e se come segurando com a mão.
Segue uma receita para se preparar em casa de forma saudável.
Australian Meat Pie
É necessário formas de empada do tamanho de uma mão.
Rendimento médio: 4 tortas
Ingredientes
Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 175 g de manteiga ligeiramente amolecida
- 1 pitada de sal marinho
- 1 ovo caipira batido
- água à temperatura ambiente conforme o necessário.
Recheio:
- 2 colheres de sopa de óleo
- 500 g de carne bovina, macia e magra, picada
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de polpa de tomate
- 3 colheres de sopa de molho inglês
- 1/2 xícara de água
- Sal marinho e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Massa:
Coloque a farinha e o sal em uma tigela, misture e adicione a manteiga. Esfregue a mistura suavemente entre os dedos, até a massa se assemelhar a farinha de rosca. Adicionar uma pequena quantidade de água e misturar. Não adicione água demais, deve ter consistência macia, não grudenta. Caso adicionar muita água, adicione mais farinha. Despeje a mistura sobre uma superfície enfarinhada e amasse delicadamente até ficar homogênea. Embrulhe-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Recheio:
Aqueça o óleo em uma frigideira média. Adicione a carne picada e o sal, mexendo com uma colher de pau até dourar.
Polvilhe a farinha sobre a carne e cozinhe por 1 minuto. Adicione a polpa de tomate, o molho inglês, a pimenta picadinha e água. Deixe ferver, reduza o fogo para médio, mexendo ocasionalmente para evitar que a carne grude no fundo da panela, cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até que o molho fique espesso. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Montagem:
Pré-aqueça o forno a 200 °C. Corte a massa em duas partes, sendo uma menor que a outra. Em uma superfície enfarinhada, usando um rolo, abra a massa maior com uma espessura não muito fina, que não romperá ao adicionar o molho. Corte em discos usando um prato como guia. Forre os fundos e laterais das formas de empada.
Adicione o recheio, evitando o derramamento nas bordas. Umedeça as bordas das tortas com água.
Pegue a menor parte da massa e abra um pouco mais fina. Corte em discos e cubra as formas. Pressione as bordas e corte o excesso de massa com uma faca afiada. Frise as bordas usando um garfo, faça uma pequena cruz no centro de cada tampa e pincele com ovo batido.
Asse as tortas por 10 minutos, reduza a temperatura do forno para 180 °C e asse por mais 20 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Desenforme e sirva. Se desejado, pode passar um pouco de molho tomate (preparado separadamente), no topo de cada torta.
Fonte:
Matéria publicada na EmDiv Magazine Kindle Edition - Maio 2012
Para assinar a edição Amazon Kindle acesse a Kindle Store:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...