quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aspectos e imagens da área rural de Cravinhos

O município no Brasil é definido como a menor unidade administrativa do país, a cidade, por sua vez, é a sede do município. Muitos municípios possuem suas regiões administrativas, são os distritos.
Cravinhos teve um distrito - o distrito de Serrinha (hoje cidade de Serrana) que foi criado em 28 de agosto de 1912. Esse distrito tornou-se município em 24 de dezembro de 1948. Para o IBGE região urbana são as cidades e seus distritos, mesmo que esses representem pequenos povoados habitatos por poucas pessoas. Essa é uma discusão que ganhou espaço acadêmico quando se discute a taxa de urbanização do Brasil, pois como vimos, aqui toda sede de município é cidade, e ainda, na contagem da população urbana, aquelas dos distritos municipais entram na contagem.
Entendam, então, que zona rural (ou região rural) é toda aquela onde não ocorre área urbana.
Cravinhos possui uma extensão territorial de 311 Km², 97,66 % da população vive na em área urbana, com uma população (2009) de 33.326 habitantes. Esses dados nos mostram que menos de 3% da população vive na área rural. Situação bem diferente do ano de 1900, quando a cidade tinha 30 mil habitantes e sua área urbana correspondia a pouco mais que uma rua. Assunto tratado intensamente por nós nesse site. (leia mais)
A área rural de Cravinhos foi dominada pelo café, cultura que trouxe progressos importantíssimos não só para região como para todo o sudeste e até para o Brasil, achar que tudo era café é temerário, essa discussão já fez parte de muitos discursos que com o tempo perderam parcialmente sua consistência, visto que a lógica (e até muitos estudos) nos diz que a população precisava se alimentar.
Hoje, a ocupação da zona rural da cidade é dominada pela cana-de-açúcar, cultura que vem se destacando na região. Em alguns pontos nota-se manchas de café, plantações de tomates e uma pecuária pouco expressiva.
Apesar da monotonia paisagística em consequência do "mar de cana", nota-se lugares com antigas construções remetendo-nos a um passado onde a área rural possuía uma vida agitada, lugares de grande altitude que nos possibilitam uma vista abrangente da regiões adjacentes e aqui e acolá pontos de significativa beleza.
Vejamos as imagens


Imagem de satélite do município de Cravinhos. Nota-se a densa ocupação com a cultura da cana-de-açúcar.

















Nessa imagem de satélite, com uma aproximação maior, nota-se resquícios de matas. Enclaves em regiões mais elevadas com características de vegetação secundária (matas que regeneraram).
Originalmente nessa região ocorria a Mata Atlântica.











Vista de uma parte alta de Cravinhos.
Ao longo do horizonte a paisagem é dominada pela cultura da cana, notando novamente alguns enclaves de matas nas regiões mais altas.









Entardecer numa mata secundária às margens de uma plantação de café. Esta área localiza-se no início da zona rural, por se tratar de uma periferia da cidade.










Antiga sede de fazenda de café.
Evidencia-se a opulência de uma época. Complexos arquitetônicos como esse são normais na região, possuem valor hitórico inestimável. Muitos estão em completo abandono, os descendentes dos antigos proprietários, em muitos casos, não tem preocupação em preservar os locais.
A política pública não incentiva ações no sentido de revitalizar esses locais para explora-los turisticamente.




Casa de colônia na Fazenda Manoel Amaro.
A Fazenda Manoel Amaro foi uma grande produtura de café na região. Lá anda há uma estação ferroviária centenária, uma das mais preservadas do município.







Fontes:
Fundação SEADE
IBGE - Cidades
Fotos de Alexadre de Freitas

Leitura relacionada.

Fazenda Manoel Amaro -Cravinhos-SP.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...