terça-feira, 3 de novembro de 2009

O trânsito em Cravinhos

Nos primeiros 10 meses de 2009 aconteceram 251 acidentes de trânsito em Cravinhos, em média 25 por mês. Nesse ano de 2009 foram 3 vítimas fatais.
Em reportagem do Jornal A Tribuna regional de Cravinhos, "Trânsito: Imprudência ou falta de sinalização?" sábado, 31 out. 2009, tenta-se desvendar o "mistério". Ou seja, será a falta de sinalização ou a imprudência do motorista que causa acidentes. Para isso, na longa reportagem percebe-se muito mais culpa na imprudência dos motoristas do que na falta de sinalização.
Cremos e até temos o dever de pontuar melhor as observações.
Em primeiro lugar uma imprudência não pode justificar a outra. O município também  é imprudente quando não sinaliza suas vias! O código de trânsito é bem claro no seu artigo 88:

Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

O cidadão cravinhense que se sentir prejudicado deve acionar a justiça para que se cumpra a lei, visto que, se a administração é imprudente no trânsito ela terá que responder por isso. Em suma, não se brinca com a vida!
Notem ainda o artigo 90 no seu parágrafo 1º:


§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

É direito do cidadão circular por vias sinalizadas. É dever do município sinalizar as vias. Voltamos a afirmar: a imprudência dos motoristas não anula a responsabilidade do município sinalizar as vias.
Em excelente artigo escrito por José Carlos Sacramone - Secretario de Trânsito de Jundiaí-SP, percebemos que num país onde milhares de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito não se pode brincar com a segurança. Para isso ele observa que:

"Administrar o trânsito de pessoas e veículos de qualquer cidade, com um mínimo de segurança, requer planejamento adequado, integração com os demais serviços e órgãos municipais, conhecimento adequado das técnicas, instrumentos e normas aplicáveis, o aperfeiçoamento e a troca permanente de informações com os demais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito." [1]

Pro Cravinhos fiant omnia


"Por Cravinhos, faça-se tudo"
 
Fontes:
http://www.senado.gov.br/web/codigos/transito/cnt00023.htm
http://www.cnm.org.br/institucional/documento.asp?iId=31927
Jornal A Tribuna de Cravinhos, sáb. 31 out. 2009.pp. 10-11.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...