domingo, 8 de janeiro de 2012

Cravinhos - seus marcos e monumentos.

Se pesquisarmos o sentido da palavra monumento acharemos, dentre outros, o seguinte:
" obra artística (escultura, arquitetura etc.), ger. grandiosa, construída com o fito de contribuir para a perpetuação memorialística de pessoa ou acontecimento relevante na história de uma comunidade, nação etc. " (http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=monumento&stype=k)
É claro que no caso de Cravinhos, e não é caso isolado, temos que especificar melhor esse conceito o fato de ser geralmente grandiosa parece meio desproposital para a cidade, porém se falarmos em contribuir para a perpetuação memorialística de pessoa ou acontecimento parece totalmente cabível. Então, o caro leitor, entenda que não encontrará aqui obras de grande porte, grandiosas e de destaque regional e nacional, mas sim obras pequenas e singelas com significado local que fazem referência, muitas vezes, com a história de governos, pessoas, associações, dentre outras.

Imagem do Cristo em frente à Igreja Matriz São José.
Nele se lê: "A Pedro de Gasperi, 'in memorian' e Filomena Gazotti de Gasperi.
Neste casal as virtudes da caridade cristã sobrepujou todas as imperfeições do ser humano. Homenagem de um grupo de amigos, que se associa a municipalidade na gestão do Pref. José Vessi. Cravinhos, julho de 1984."


Busto do prefeito José Vessi em praça do Jd. Itapuã.
Nos dias atuais (2012) a placa foi alvo de vandalismo, foi furtada.

 Monumento em homenagem ao centenário da lei áurea.
A placa cita "raça negra", atualmente o termo raça para se referir a pessoas está em desuso. Visto que o ser humano constitui uma única raça.
 Cristo da praça Itamarati. 
Este monumento esta numa movimentada praça do Jd. Itamarati, a praça Virgínia Bertolete Duarte.
Foi mudado de lugar para construção de uma pista de skate. Agora está a uns 10 mais para a frente.
Na placa se lê: "ofericido pelo senador Amaral Fuirlani e esposa 1981. Resemos pelas almas que etão sofrendo no purgatório, tendo compaixão delas."
 Cruzeiro da avenida Salvador Pagano.
Este cruzeiro se encontra no início na avenida Salvador Pagano.
Nele há um agradecimento aos funcionários que contribuiram para a construção da obra. Fato incomum. Em sua placa lê-se, dentre outras: "Santíssimo Redentor Unidos em Cristo 18/10/87".
 Monumento em homenagem ao centenário da Colônia Italiana. 
Nele se lê: "1875-1975 - Os poderes executivo e legislativo de Cravinhos homenageiam a Colônia Italiana no seu 1º centenário de imigração. Novembro, 1975."

 Monumento em homenagem ao povo cravinhense.
Nele se lê: "Ao Lions Clube de Cravinhos, homenagem ao povo cravinhense pelo seu 10º aniversário de fundação, 31 de março de 1964.
Prefeitura municipal de Cravinhos, março 1974."
Fotos: Alexandre de Freitas, 2008.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...