sábado, 25 de outubro de 2008

Aspectos urbanos e imagens de Cravinhos.

O que nos motiva a escrever esse tópico é a tradicional dúvida que uma pessoa expressa em certas circunstâncias quando sente a necessidade ou curiosidade em conhecer uma cidade. Por exemplo: uma pessoa pergunta - você conhece tal cidade? como ela é? - E o interlocutor na tentativa de explicação começa a descrever principalmente os aspectos urbanos e a imagens que tal cidade ou localidade lhe apresenta.
Nesta apresentação entra em cena, na realidade, a visão que a pessoa tem da cidade, como ela percebe, mesmo fotos e imagens passam por um processo de seleção. A grande prova disso e a subjetividade de certas explicações que às vezes nos dão sobre certas cidades. Em outras palavras, não raro uma pessoa nos diz que gosta ou não gosta de uma cidade, que essa ou aquele outra é de tal forma e quando constatamos pessoalmente vemos que nossa percepção se difere acentuadamente.
Embasados nesse princípio perceptivo e com a inteção de apresentar a cidade de Cravinhos é que postamos esse tópico.
Cravinhos não é uma cidade verticalizada. Existem pouquíssimos prédios de dois andares a ponto de não se destacarem na paisagem geral da cidade.
De modo geral, a proximidade com Ribeirão Preto (15km) deixou a cidade estagnada e com isso alguns prédios do início do século XX estão presentes na paisagem. (veja nesse site discussões a esse respeito)
Acompanhem conosco:

Acima praça central com coreto. Aos domingos é muito movimentada com apresentação de banda e atividades para crianças. É uma praça centenária e muito bem cuidada.


Aspecto de prédio na área central de Cravinhos.

Esse prédio se localiza na rua Dias da Costa e foi concluido recentemente (2008). Tem ornamento com tijolos de vidros e a finalização superior da fachada em forma de castelo.










Museu de história natural de Cravinhos.

Possui interessantes exemplares da fauna antártica.
Está instalado nas antigas casas dos funcionários da ferrovia Mogiana que cortava a cidade.




Cravinhos está numa ponta de crista de um relevo chamado cuesta, com uma altitude de 782 metros acima do nível do mar. O centro da cidade está num fundo de vale, em forma de concha, o córrego Riberão Preto (aquele da avenida Gerônimo Gonçalves que passa em frente a rodoviária de Ribeirão Preto) nasce no centro da cidade, na esquina da rua Cesário Motta com rua Saldanha Marinho, onde se localiza o velório municipal.


Aspecto da rua Cesário Motta. Esquina com a rua XV de Novembro.

Nota-se arcos que em épocas festivas (natal, carnaval) são enfeitados.










Foto noturna da igreja matriz, São José.


Igreja centenária, construída em 1904 em estilo românico.

Leia mais sobre essa igreja. Cravinhos. A centenária igreja matriz São José.




Aspectos da rua Tiradentes.

Essa parte está de frente a praça central onde é notável as características de pequena cidade do interior.











Rodoviária de Cravinhos.

Daqui partem os circulares com destino à Ribeirão Preto. Não há saída de ônibus para outras cidades dessa rodoviária. Os circulares são mais frequentes pela manhã, na hora do almoço e a tarde.



A área central da cidade, principalmente o entorno da igreja matriz, é bem cuidada, tanto a praça da igreja como a do coreto são bem arborizadas e relativamente limpas. Essa característica de cidade pequena do interior, com pessoas sentadas na frente de suas casas, desfrutando de um relativo sossego está presente na área central. Principalmente nas ruas Tiradentes, Dr. José Eduardo Viera Palma, Dias da Costa, Prudente de Morais e Saldanha Marinho. A rua XV de Novembro, as avenidas Rita C. Nogueira e Fagundes possuem comércios e mais movimento de carros, principalmente a rua XV de Novembro, o centro ecômico e financeiro da cidade. (ver mais detalhes em outros escritos nesse blog)

Essas características, que expressam uma certa qualidade de vida, diminui sutilmente em alguns bairros. Na extensão da avenida Pedro Amoroso (já analisada por nós em outros escritos) percebe-se um certo problema com a limpeza pública, a cidade se expande nessa direção e a maioria dos bairros populares se encontram no seu percurso. Os prédios são mais modernos, em contraste com os prédios antigos da área central.




Aspectos de sobrado na rua XV de Novembro. M
Moradores antigos afirmam que a parte de cima sempre serviu como residência e embaixo já abrigou vários comércios.







Vista da rua Dr. José Eduardo Viera Palma.
Uma das ruas que formam o quadrilátero da praça central.





Av. Rita Cândido Nogueira.

Passa de frenta à igreja matriz São José.






XV de Novembro
Numa vista entre as avenidas Fagundes e Rita C. Nogueira onde ao fundo se encontra o centro da ciadade.













Santa Casa e Pronto Socorro. Passou por reformas recentes (2008), casos mais sérios são levados à RibeirãoPreto. Há constantemente um bom número de ambulâncias no local.











Aspetos do fundos de um sobrado.

A frente desse sobrado já está postada nesse mesmo post. Há mais escritos sobre ele nesse site.










Fórum de Cravinhos.

Sede do poder judiciário da cidade.








Fonte:
Os textos e as fotos são de autoria de Alexandre de Freitas.

4 comentários:

rosinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rosinha disse...

parabens cravinhos!!!
cidade maravilhosa que me trouxe muitas felicidades,fico muito feliz em ver que esta cidade esta cada vez mais linda.

jójó carvalho disse...

parabéns cravinhos! aposto que nos proximos anos sera mais linda ainda

Anônimo disse...

nasci nesta cidade em 1959 , no hospital SANTA CASA , o parto foi feito pelo médico chamado DR PALMA , um consceituado médico da época , hoje visitando esta pagina com muita saudade , vi alguns monumentos que não mudou nada . mais que saudades!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...