sábado, 11 de outubro de 2008

Economia de Cravinhos

Falar de economia de uma cidade não é tarefa fácil. De modo geral, podemos dizer que "economia de Cravinhos" é tudo que a cidade produz e gera dinheiro, tanto para empresas ou pessoas instaladas no municípios como para o poder público que arrecada com impostos. Todo esse dinheiro gira a economia.
Porém, vale lembrar que muitas pessoas em Cravinhos trabalham e consomem em Ribeirão Preto, usando a cidade basicamente como dormitório. O que é óbvio, alguma coisa terão que consumir na cidade, o que, ainda assim, gera movimento econômico na mesma.

Na análise do PIB (Produto Interno Bruto) de Cravinhos do ano de 2005, percebemos a seguinte distribuição:


  • Agropecuária - 23.413 mil reais;

  • Indústria - 66.864 mil reais;

  • Serviço - 150.016 mil reais.

Agropecuária.

Cravinhos possui 229 estabelecimentos agropecuários que ocupam uma área de 30.242 Hectare . 29 desses estabelecimentos são de lavouras permanentes e 164 de lavouras temporárias, 95 estabelecimentos possuem pastagens naturais e 89 estabelecimento com matas e florestas.



Principais produção.


Pecuária, por cabeça (2006):


Número de cabeças de bovinos, 4.702;

Número de cabeças de ovinos, 327;

Número de cabeças de ovinos, 327;

Número de cabeças de suínos, 121;

Galinhas - efetivo dos rebanhos, 30.295;

Galos, frangas, frangos e pintos - efetivo dos rebanhos, 3.480.



Agricultura, em toneladas (2006):


Amendoim (em casca) - Quantidade produzida, 4.500

Milho (em grão) - Quantidade produzida, 1.137;

Soja (em grão) - Quantidade produzida, 300;

Cana-de-açúcar - Quantidade produzida, 1.480.000.

"O comércio de Cravinhos.

Há dois pontos bem nítidos quanto a concentração comercial na cidade. Um é a rua XV de Novembro, a mais antiga e tradicional rua comercial. Nela e nas suas imediações além de um comércio tradicional há também o centro financeiro e econômico, onde estão localizadas as agências bancárias e a única casa lotérica. Outro é a avenida Pedro Amoroso, rota de saída para Ribeirão Preto, nela se percebe facilmente uma maior quantidade de estabelecimentos comerciais: mercados, lojas de acessórios, matérias de construção, farmácias, lojas de roupas, etc. Por ser o setor da cidade que mais cresce esse comércio vem ganhando espaço e se ampliando.
Além dos dois pontos que citamos, vale mencionar a avenida Manoel Gomes dos Santos que margeia a rodovia Anhangüera, nela encontra-se muitos estabelecimentos ligados ao ramo automotivos como oficinas e lojas de acessórios, há, também, algumas indústrias. Os demais pontos da cidade apresentam estabelecimentos mais isolados, porém, apesar de não haver concentrações como as que já citamos acima, a maioria dos bairros são servidos pelo menos de supermercados, farmácias, bares e padarias.


A industrialização em Cravinhos.


Para quem chega a Cravinhos, vindo de Ribeirão Preto via Anhangüera avista um grande painel luminoso com uma frase que incentiva empresários a montar suas indústrias no município. Uma iniciativa que vem ocorrendo em muitos municípios pequenos, onde através de incentivos o governo municipal tenta atrair indústrias para gerar emprego no município.
No caso de Cravinhos, a proximidade com Ribeirão Preto e o acesso através de boas rodovias, torna-se um atrativo inquestionável. É justamente nas marginais da via Anhangüera onde se percebe a maior concentração de indústrias em Cravinhos. Dentre elas: Dow AgroSciences, multinacional dos Estados Unidos com sede em Indianápoles, atua no ramo de genética de plantas e biotecnologia; Renk-zanine, empresa de capital binacional germano-brasileira, atua no ramo de fabricação de redutores de velocidade; Ouro Fino, fabricante de produtos veterinários, empresa brasileira com filial no México, seus produtos estão presentes em mais de 27 países da América, África e Ásia; Paletrans, empresa nacional, fabricante de produtos para movimentação de cargas, empilhadeiras, transpaletes, etc., é a maior fabricante destes produtos na América Latina exportando-os para mais de 20 países e presença marcante no continente europeu.
Por essas empresas que citamos percebemos uma significativa importância industrial que Cravinhos vem alcançando. Cremos que não há exagero no site oficial da prefeitura de Cravinhos quando se lê: “Localizada a 15km de Ribeirão Preto e a 292km de São Paulo o município de Cravinhos se consolida como um dos centros industriais mais importantes da região.” Um procedimento acertado da administração municipal que soube explorar a proximidade com Ribeirão Preto e a ligação por meio da Anhangüera que liga a cidade à capital estadual e capital nacional.
A título de esclarecimento, o setor que mais emprega atualmente é o terceiro setor, comércio e serviços, a indústria incorporou muita tecnologia, faz uso de mão-de-obra qualificada e o “chão de fábrica” é ocupado por máquinas. Porém, a indústria gera receita para os cofres públicos e movimenta outros setores da economia."

Fontes:

Censo agropecuário 2006. Resultado preliminares. Disponível em: ttp://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

As partes entre aspas e em itálico foram retiradas na íntegra do livro:

FREITAS, Alexandre de. Cravinhos: contribuições históricas e geográficas. 2008. (obra não publicada).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...