quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Prédio antigo em Cravinhos está ameaçado de cair.

O prédio se localiza na rua Epitácio Pessoa, no centro da cidade, suas características remetem as primeiras décadas do século XX. Essa é uma realidade que podemos presenciar em várias cidades, em especial no Brasil onde a população em geral não desenvolve vínculos histórios com seus patrimônios históricos-culturais.
Estudiosos explicam que a falta de vínculo da população com determinado prédio, a falta de conhecimento histório e a pouca iniciativa do poder público figuram entre os principais fatores que implicam na ñao conservação-preservação de prédios antigos.
Uma boa inicialtiva é dar incentivos fiscas através de descontos em impostos e utilização do imóvel após reforma e adaptação. Ou seja, é preciso vislumbrar uma utilidade econômica para que a história seja preservada. 


Esse não é o único prédio que corre risco da cair, o imponente prédio nas fotos abaixo, localizado na principal rua da cidade (XV de Novembro) está em péssimo estado de conservação. Ao que parece não há perspectiva de restaurá-lo de imediato. Já se discutiu sobre o assunto na cidade, é consenso de que ele faz parte dos prédios históricos que precisam ser preservados em Cravinhos. Enquanto isso a história corre risco de ir ao chão.

Fotos: Alexandre de Freitas, jan. 2011.

2 comentários:

Anônimo disse...

SE EU FOSSE PREFEITO DAQUI, ISSO NÃO ESTAVA MAIS EM PÉ. FARIA QUE NEM O ALCKMIN FEZ COM O CARANDIRU. IMPLODIA. ÉÉÉ. AÍ NÃO REFORMA MAIS ESSAS COISAS.

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas. disse...

Caro Lucas! Com todo respeito parece-me que lhe falta um pouco de percepção histórico-cultural. Esses prédios devem ser restaurados.
Derrubá-los seria confirmar a ignorância de uma população sem lastro com a história da própria cidade.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...