segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pessoas que fizeram história em Cravinhos - Prof. Francisco Gomes.

Professor Francisco Gomes
Normalmente a história é escrita por uma classe privilegiada economicamente e socialmente. Num país onde, alguns dados, mostram-nos que 74% da população não consegue entender um texto simples era de se esperar que poucos se preocupassem com a história.
Mas, o fato de fazer história não necessariamente significa escrevê-la. Porém, alguns a fazem e a escrevem. Independente de classe social, a contribuição é dada.
No caso de Cravinhos uma das pessoas que mais contribuiu com a história da cidade foi o ilustre professor Francisco Gomes. Interessante. Ele não nasceu em Cravinhos. Era de Piracicaba.
Não se sabe muito sobre a vida de tal pessoa. Quem tanto contribuiu com a história da cidade não está sendo lembrado com a dignidade esperada. Francisco Gomes foi o único a escrever e a publicar um livro sobre Cravinhos. Trata-se do livro - Cravinhos: histórico, geográfico, comercial, agrícola - publicado pela Tipografia Selles em 1922. Obra raríssima que precisaria urgente ser reeditada.
Depois desse livro a história de Cravinhos é contada por algumas revistas históricas, dentre elas: a revista Cravinhense, a revista Elo e a revista Tribuna que possui algumas edições históricas. Há um outro livro sobre Cravinhos, este não publicado - Cravinhos: contribuições históricas e geográficas - escrito em 2008 por Alexandre de Freitas.
A Revista Cravinhense na sua edição de 22 de junho de 1954, publicou um pouco sobre a vida do professor Francisco Gomes. Sabe-se que ele veio para Cravinhos já maduro e com filhos para lecionar na cidade e depois de algum tempo voltou para sua terra natal. Na revista cita que sua morte ocorreu há 15 anos, visto que a edição da revista era de 1954, Francisco Gomes então morreu em 1939. A revista deixa registrada a simpatia do mestre e um ato de coragem: "Como se fosse ontem, vêmo-lo arrojando-se às rédeas de um cavalo em carreira desenfreada, para salvar a vida de um pobre homem arrastado pelo animal" .
Além do importante livro que o professor deixou para Cravinhos, a letra do hino da cidade também é de sua autoria. Há uma escola estadual no municípo que leva seu nome.

Um comentário:

Iperge - Instituto de Pesquisas e de Registros Genealógicos disse...

Olá! Sobre o atentado contra Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim, como eu poderia descobrir, ou alguém poderia me informar, por favor, sobre a IDENTIDADE do COCHEIRO que também morreu neste incidente? Estou realizando uma pesquisa sobre incidentes na história de Cravinhos e para mim é muito importante ter a identidade do cocheiro revelada. Contato ataide@iperge.org .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...