quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pessoas que fizeram história em Cravinhos - Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim.

Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim.
Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim foi um homem de muitas posses. Teve muitas fazendas na região de Ribeirão Preto, dentre elas: Sapecado, Bonfim, Jardim, Santa Luzia, Boa Esperança, Santa Silvéria.
Chegou a Cravinhos por volta de 1880, aqui construiu várias casas, a ponto de formar uma rua que ainda hoje leva seu nome. A igreja São Benedito, que desmoronou, foi constuída por ele em suas terras no ano de 1888, posteriormente ele a doou para a paróquia de Cravinhos. Outra obra de Cravinhos na qual Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim teve participação foi o cemitério da cidade, construído em 1893.
Além das obras importantes para a cidade de Cravinhos, foi também responsável pela fundação de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto.
Morreu no dia 2 de junho de 1898, em um atentado a bala no trole, por um pistoleiro de nome Dioguinho. Está enterrado no cemitério de Cravinhos, o mesmo que ajudou a construir.
Referências:
Jornal A Tribuna Regional. Cravinhos, 20 març, 2010.
GOMES, F. Cravinhos: histórico, geográfico, comercial, agrícola. Riberirão Preto: Selles, 1922. (inclusive foto).

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Estou pesquisando sobre a história de Cravinhos por que os meus ancestrais italianos chegaram nesta localidade por volta dos anos 1890 onde se estabeleceram.

No resgate da história de Cravinhos eu gostaria muito de saber QUEM ERA O COCHEIRO que morreu no atentado de 02 de junho de 1898 contra o coronel Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim.

Vejo que esta (entre outras) é uma importante lacuna a ser preenchida nas páginas da história de Cravinhos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...