segunda-feira, 1 de março de 2010

Formação do território de Cravinhos.

Municípios que fazem divisa com Cravinhos.
Para a Geografia o território é uma categoria definida e caracterizada por relações de poder. Todo território, necessáriamente, remete-nos à alguma instituição que sobre ele exerce seu domínio. O território de Cravinhos consiste, dessa forma, ao seu município.
A formação do território cravinhense está ligada ao ciclo do bandeiranteismo e principalmente com a decadência do ouro em Minas Gerais quando então toda a região onde se localiza Cravinhos começou a ser ocupada.
O território de Cravinhos, como o de muitas cidades, surge com desmembramentos políticos-administrativos de outros municípios. Para entendermos melhor é necessário relembrar que no Brasil cidade é toda sede de município, independente da população ou da função. Por sua vez, um município pode conter seus distritos, que são subdivisões administrativas do município. No Brasil o municipio representa a menor unidade administrativa.
Desse modo, e levando em conta o conceito geográfico de território, Cravinhos surge como "território" quando se torna vila em 22 de julho de 1898, desmembrando-se de Ribeirão Preto. A categoria de vila, era uma herança conceitual de Portugal, que dava um status entre cidade e freguesia. Foi ser cidade, e aí podemos chamar definitivamente de território, pois que legislava e tinha poder executivo, em 19 de dezembro de 1906.
Seu histório de formação territórial está ligado à Casa Branca, onde a ela pertencia São Simão, que por sua vez se desmembrou em 1865, passando a ter como distrito Ribeirão Preto, o qual se tornou vila em 1871 e cidade em 1889, da qual Cravinhos se desmembrou.
Cravinhos possuiu um distrito, o distrito de Serrinha, hoje cidade de Serrana. Esse distrito foi criado em 28 de janeiro de 1912, e pertenceu a Cravinhos até 24 de dezembro de 1948.
Cravinhos, como vemos no mapa, faz divisa com os seguinte municípios: Riberão Preto, Serrana, São Simão, Serra Azul, Luiz Antônio e Guatapará.

Referências:
FREITAS, A. Cravinhos: contribuições históricas e geográficas. [obra não publicada] Edição do autor: Cravinhos, 2008.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...