segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Luíz Pereira Barreto. O Fundador de Cravinhos


Luís Pereira Barreto (1840-1923) foi um grande intelectual brasileiro, positivista ordodoxo, publicou trabalhos na área da medicina, agronomia e filosofia.
Nascido em Resende-RJ, numa família com grande projeção político e econômica no país foi estudar medicina na Bélgica, na Universidade de Bruxelas.
Doutorou-se em grande distinção em 1864, chegou a receber convite para lecionar na própria universidade mas preferiu voltar para o Brasil.
Em 1865, revalidou seu diploma na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese: “Teoria das Gastralgias e das Neuroses em Geral”, chegou a clinicar em Resende até 1869, depois foi para Jacareí-SP.
A partir daí Luís Pereira Barreto começa a se interessar pelos estudos do café. Estudou os motivos da decadência cafeeira no estado do Rio de Janeiro e começou a vislumbrar novos horizontes nas terras do planalto paulista, na época conhecido como oeste paulista.
Luís Pereira Barreto, seus irmãos e seus coloaboradores iniciam uma grande expedição conhecida como "A caravana Pereira Barreto" que passa por terras mineiras e volta a entrar em terras paulistas, onde ficaram maravilhados com a qualidade destas. Param na cidade de Casa Branca e depois chegam na região de Ribeirão Preto, onde Luís Pereira Barreto adquiriu a Fazenda Cravinhos, dando início as atividades que culminaria com a formação inicial da cidade de Cravinhos. Outras propriedade foram sendo adquiridas pelos Barretos, o núcleo onde está situada a cidade de Cravinhos pertencia a Fazenda Cantagalo. Os Barretos introdiziram na região o café bourbon e tiveram grande sucesso.
Luís Pereira Barreto publicou vários artigos em jornal na cidade de São Paulo, o que colaborou decisivamente para atrair pessoas para a região de Ribeirão Preto. Foi o passo inicial que fez a região se tornasse a maior produtora de café do mundo no final do século XIX e início do século XX. A partir de então, o vale do Paraíba paulista e fluminense perdeu lugar para as terras do planalto paulista.
A cidade paulista Pereira Barreto tem esse nome em homenam ao fundador de Cravinhos, há monumentos e homenagens a esse influente cidadão em vários locais. Vejam dois deles, um em Ribeirão Preto outro em São Paulo.





Monumento a Luís Pereira Barreto na praça XV de Novembro, centro de Ribeirão Preto.
Foto: RICCI, 2007.













"Luiz Pereira Barreto" Galileo Emendabili - escultura em bronze 4,37m x 1,42m x 1,42m com pedestal em granito 5,10m x 9,58m x 6,77m - Praça Marechal Deodoro"

Cidade de São Paulo.

Crédito: Esculturas e Monumentos de São Paulo.

Fontes:
GOMES, F. Cravinhos. Geográfico, Histórico, Agrícola, Comercial. Ribeirão Preto: Selles, 1922.
Sociedade Brasileira de Medicina.

Sugestão de leirtura.
Praça Luís Pereira Barreto - Cravinhos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...