quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cravinhos. A cidade numa crista de cuesta.

O relevo de cuestas, simplificadamente, caracteriza-se por um lado chamado reverso de cuesta com inclinação suave e outro lado com uma inclinação mais abrupta chamado frente de cuesta. (veja esquena logo abaixo).

Estar numa crista de cuesta significa que Cravinhos fica na parte mais alta, onde um lado está o reverso e o outro o lado abrupto.

As cuestas basálticas do estado de São Paulo (veja o mapa) possui as condições necessárias para que ocorra esse tipo de relevo. As rochas basálticas do planaltos e chapadas da bacia do Paraná são mais difíceis de serem erodidas, enquanto a depressão periférica da borda lesta da bacia do Paraná se desgasta com relativa facilidade.



Esses desgastes ocorrem pelo intemperismo - águas de chuvas, rios, calor, etc. - modelam o relevo deixando-o como podemos notar na figura ao lado.









A cidade de Cravinhos se localiza a 788 mts de altitude (http://www.spvirtual.net/index.php?page=out&id=14443 o site sita Epea e IBGE) o que provoca carcterísticas climática especificas de clima tropical de altitude.
Quando há infiltração de massas de ar de temperatura perceptivelmente diferente, fenômeno que ocorre muito no inverno, surgem muitos nevoeiros na cidade.








Um nevoeiro, resumidamente, é a parte de baixo de uma nuvem que fica em contato com o solo.


As fotos disponibilizadas aqui são da interface de cuesta em Cravinhos.
Apesar do amadorismo (pois foi eu que as tirei) nota-se a frente de cuesta ao longo do horizonte.
A altitude é fator que provoca uma boa visibilidade do horizonte.








Na foto, um corte no relevo para que pudesse passar a rodovia José Fregonesie (SP 328)
Prova a ação do ser humano como agente modificador do relevo.
Outra foto da crista de cuesta com visão para sua frente.
Nota-se morros isolados em estágio de erosão.








Foto tirada de um loteamento recém aberto em Cravinhos - Jd. Botânico - com certeza um ótima paisagem para os novos moradores apreciar.

Fontes de referências:
ROSS, Jurandir L.Sanches. Geografia do Brasil. 2ed. São Paulo, 1998.
Imagens:
Mapa e esquena do relevo de cuesta estão linkados.
As fotos são do arquivo próprio de Alexandre de Freitas.








Nota. A altitude de Cravinhos pode variar conforme a fonte. Eu mesmo (Alexandre) em livro que dediquei sobre a cidade usei fonte que indicava 783 mts. Vale lembrar que tudo depende do lugar de onde se fez a altimetria. Confesso que nunca manipulei uma carta em escala grande de Cravinhos, o que possibilitaria uma leitura mais precisa das cotas. Se o caro leitor clicar no mapa do google na parte terreno (ao lado) terá uma noção aproximada do relevo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...