sexta-feira, 14 de agosto de 2009

100 anos da escola João Nogueira

A escola João Nogueira fará 100 anos em 12 de outubro de 2009.


A escola foi criada em abril de 1909, instalada em julho do mesmo ano e oficialmente inaugurada em 12 de outubro 1909.
Aquitetura imponente, de um tempo em que as escolas eram feitas para um classe mais privilegiada, o prédio ainda se destaca no cenário da cidade, a ponto de quando se passa de frente dá-nos a vontade de parar para olhá-lo.
Em 1922 o professor Francisco Gomes analisava o colégio assim:
"existem dois portões de ferro que dão entrada a um jardim, sistema americano, (...)
Duas escadas de cimento armado com grades de ferro do lado esquerdo, dão acesso ao corpo do edifício que possui um magnifico porão (...)
O magestoso prédio em cuja fachada num elegante e estético letreiro lê-se 'Grupo Escolar João Nogueira' " (GOMES, F. 1922)




Recentemente a modernidade falou mais alto e de forma pouco criteriosa. Os fundos do colégio recebeu um quadra de esporte e para isso foi ao chão o muro que o cercava. Mais um confronto entre o novo e o antigo, no qual os patrimônios arquitetônico saem perdendo.
De todo modo o colégio tem muitas histórias para contar e, sem dúvida, consiste em um patrimônio arquitetônico que mantém profundas referências sentimentais com os cidadãos cravinhenses.








A Secretaria de Cultura de Cravinhos, para comemorar os 100 anos do João Nogueira, realizará um concurso que elegerá um selo comemorativo [click aqui e leia o edital] as inscrições vão até o dia 31 de agosto.
Leia algumas histórias da escola João Nogueira clicando AQUI.
Fontes:
GOMES, F. Cravinnhos; histórico, geográfico, comercial, agrícola. Ribeirão Preto: Tipografia Selles, 1922. (inclusive a foto antiga)
As outras duas fotos são do aquivo próprio de Alexandre de Freitas, vista geral do prédio (2008) e detalhes na fachada.

3 comentários:

Unknown disse...

eu estudei nessa escola é uma maravilha!!1 parabens!! Guilherme Ferreira de Souza

suzan keitty disse...

eu estudo nessa escola e adoro la é muito legal

Unknown disse...

SAUDADES DÁ MINHA INFÂNCIA QUERIDA SAUDADES DÁ MINHA QUERIDA CIDADE CRAVINHOS SAUDADES DO QUERIDO GRUPO ESCOLAR JOÃO NOGUEIRA TEMPO BOM QUE NUNCA MAIS VOLTA FOI LÁ QUE NASCI LÁ QUERO MORRER !!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...