segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fundação Itesp implanta Assentamento Mario Covas em São Simão.


Homenageando o ex-governador, assentamento é o 179º do estado

Nesta quarta-feira, 17 de outubro, a Fundação Itesp implanta oficialmente mais um assentamento, em São Simão, na região de Ribeirão Preto. 179º do Estado de São Paulo, o Assentamento Mario Covas – assim nomeado em homenagem ao ex-governador – ocupa uma área de 748 hectares, divididos em 130 lotes, cada um abrigando uma família.
A implantação do assentamento encerra um conflito que se estendia há 16 anos, desde que a Fazenda Santa Maria foi ocupada (em agosto de 1996) por cerca de 170 famílias de trabalhadores rurais sem terra – medidas reintegratórias, sucedidas por ocupações com forte resistência, fizeram com que a situação permanecesse indefinida por 12 anos. A resolução definitiva do problema começou a surgir em 2008, quando a Casa Civil determinou a constituição de um Grupo de Trabalho Intersecretarial – constituído pela PGE (Procuradoria Geral do Estado), Secretaria da Habitação, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Fundação Itesp e Instituto Florestal. O trabalho resultou na aprovação do Projeto Agrossilvopastoril e na destinação de parte da Fazenda para implantação de assentamento rural, além de regulamentar a criação da Estação Experimental São Simão e da Estação Ecológica de São Simão.
Em 2011, com base em nova proposta conciliatória – agora conduzida pela Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda, pelo Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, e pelo diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla – a área destinada ao assentamento foi ampliada, passando a atender à totalidade das famílias classificadas no processo de seleção (130). Além da assistência técnica (agrônomo, veterinário e assistente social), estão em curso vários investimentos realizados pelo Itesp, tais como a distribuição de insumos, kits aves, kits hortas, kits pomar doméstico, sementes diversas e kits de irrigação, além da abertura de estradas, instalação de rede de distribuição de água para todos os lotes, instalação de rede elétrica primária para todos os lotes e reforma da rede elétrica secundária – investimentos que somam pouco mais de R$ 600.000,00. A Fundação Itesp, por meio da equipe técnica que atua junto às famílias, também tem facilitado o acesso das mesmas às políticas públicas tais como saúde, previdência social, educação, etc.
O novo assentamento recebe o nome do ex-Governador Mario Covas como reconhecimento ao trabalho desenvolvido na reforma agrária paulista: em sua gestão foi implantada a maior quantidade de projetos de assentamentos em terras devolutas estaduais – foram 84 assentamentos estaduais, durante as duas gestões (1995-1998 e 1999-2002).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...